Baseados em Páginas
Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são
desenvolvidos segundo uma estrutura do tipo espacial. Esta é uma organização
semelhante à utilizada nos médios tradicionais em suporte de papel como
revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem
consultar as páginas utilizando hiperligações.
Neste tipo de
produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através
da utilização de botões, ícones e scripts.
Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações, como por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um delimitado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado.
Baseadas no Tempo
Os tipos de
produtos baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura
organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica
semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o
desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados,
permitindo, desta forma, definir o momento em que dois ou mais estão visíveis.
A
interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de
scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada
durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os
tipos de produtos multimédia (baseados em páginas e no tempo) as componentes
espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada
como ponto de partida para a disposição de conteúdos.
Sem comentários:
Enviar um comentário